A ETEC de São José do Rio Pardo, em comemoração a semana Paulo Freire (educador brasileiro), promoveu aos alunos das salas descentralizadas de Tapiratiba, no dia 05 de maio de 2015, uma palestra sobre “Noções Básicas de Primeiros Socorros”, contando com a participação dos alunos, professores e convidados da turma do EJA.

A palestra ocorreu na escola Monsenhor João Luis do Prado e teve duração aproximada de duas horas, sendo ministrada pela fisioterapeuta e professora do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Liliane Blaya Biffe, onde foram abordadas técnicas e manobras de atendimento às vítimas de acidentes e mal súbitos, até a chegada de auxílio especializado.

Os alunos participaram ativamente na parte prática, treinando as técnicas adequadas de massagem cardíaca, engasgo (Manobra de Heimlich), hemorragias, convulsões, desmaios, queimaduras e fraturas.

“Muitas vezes, ao se deparar com uma situação em que é preciso aplicar os Primeiros Socorros, as pessoas ficam nervosas e não conseguem prestar o atendimento correto, podendo ocasionar gravidade no quadro da vítima”. Afirma Liliane.

A palestrante relatou ainda sobre a importância em expandir o aprendizado para outras pessoas, facilitando as atitudes no momento da prestação do socorro.

As salas descentralizadas de Tapiratiba, oferecem os curso de técnico em Informática e técnico em Administração de empresas, uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a ETEC de São José do Rio Pardo-SP.