Conheça Tapiratiba

Tapiratiba "Conhece-la para ama-la!"

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, Tapiratiba se destaca pelas belas paisagens e por ter um povo acolhedor. 


Nossa querida Tapiratiba é uma cidade limpa e conservada, damos muita importância aos pequenos gestos que nos tornam um povo receptivo. 

Situada no interior de São Paulo, entre as cidades de Caconde, São José do Rio Pardo, Mococa e em Minas Gerais Guaxupé, a cidade de Tapiratiba proporciona a todos que a visita um sentimento de paz e alegria. 


Com um povo humilde e trabalhador nos destacamos na receptividade, pegando o melhor de cada estado, o de São Paulo e Minas Geais. 

Nossa cidade diariamente recebe ciclistas da região, que são atraídos pela expressiva beleza natural e qualidade das trilhas de tirar o fôlego.

 

O Caminho da Fé, ramal denominado “Dom Inácio” é um dos trechos mais incríveis e bonitos, já é uma referência para os peregrinos, que ficam encantados pelas estradas rurais que adentram cafezais e pequenas comunidades, apresentando as características de cidades do interior paulista e as mineiras. Tapiratiba, Guaxupé, Caconde e Divinolândia somam um total de 102,5km, um trecho ideal para começar essa viagem de peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida.


O Presépio e a Folia de Reis embelezam o final de ano de Tapiratiba. Nosso Presépio é conhecido mundialmente e se tornou uma tradição de mais de 25 anos, recebendo inúmeros turistas. A exposição que ocorre no Salão Paroquial Dom Thomaz Vaqueiro na Praça Esméria do Valle Figueiredo (Praça da Matriz) é simplesmente uma perfeição de detalhes difícil de mensurar em palavras. 


As Festividades de Tapiratiba são conhecidas como as melhores festas, onde conseguimos agradar os jovens e também as famílias. Temos nossa Festa de Peão, Aniversário da Cidade, Carnaval, Quermesse da Paróquia, festas juninas escolares entre outros pequenos eventos anuais. 


Contemplem a nossa querida Tapiratiba conhecendo também os nossos pontos turísticos, assim como nosso Cristo Redentor um dos maiores do Brasil, Parque Ecológico Manoel de Araújo Neto que conta com uma linda cachoeira, nossas igrejas:  Igrejinha é o marco inicial da fé de nosso povo. Ela foi inaugurada no dia 09 de julho de 1898 e declarada Patrimônio Histórico Municipal no dia 23 de abril de 1981, Igreja Nossa Senhora da Aparecida (Igreja Matriz), Igreja Sagrado Coração de Jesus (Madre Clélia), Igreja de São Francisco, Igreja Casa da Mãe Rainha, Igreja Santos Reis, também contamos com várias praças históricas e com fontes luminosas maravilhosas, temos o Teatro Eva Wilma, a fonte de água Nossa Senhora Aparecida, trilhas maravilhosas a beira do Rio Pardo, pesqueiros, bares, lanchonetes, restaurantes, espaços de esporte e lazer, enfim “Tapiratiba conhece-la para ama-la.”


Obs: O inventário turístico está sendo feito, com isso, em breve teremos informações completas de eventos, onde ficar, comer e atrativos. Todos serão publicados aqui, deixando nossos turistas um clique de saber de nossas maravilhas feitas em nossa amada Tapiratiba.